Muitas escolas enfrentam dificuldades para acabar com a inadimplência, porém, você pode adotar algumas estratégias para evitar esse tipo de cenário em sua instituição. O atraso das mensalidades podem ocorrer em períodos de crises no país, no qual, as famílias tendem a dar prioridade nos gastos que são essenciais para o dia a dia.

Dessa forma, o pagamento da mensalidade da escola acaba ficando atrasado, por isso, separamos 5 dicas para você diminuir a inadimplência em sua instituição, confira abaixo:

1- Crie programas de premiações

Para garantir que as mensalidades sejam pagas na data correta, você pode investir em programas de premiações para as famílias que pagam antes do vencimento. Entre as premiações, podemos destacar:

  • Liberação da taxa de rematrícula;
  • Desconto exclusivo aos pais que realizarem o pagamento em dia;
  • Sorteio de isenção de mensalidades;
  • Ofereça cursos e atividades somente aos alunos que mantêm o pagamento em dia com sua instituição.

Além dessas estratégias, você deve facilitar a forma de pagamento, oferecendo diversos meios para as famílias. Essa é uma das formas de garantir que a mensalidade será paga.

2-Negocie o pagamento das mensalidades atrasadas

Mesmo fornecendo premiações, você ainda terá inadimplência, nesses casos, é necessário negociar essas mensalidades atrasadas, sem prejudicar a permanência do aluno na escola. Desse modo, você pode utilizar parcelar a dívida com entrada ou sem entrada sem juros, oferecendo um prazo bem maior para que as famílias consigam pagar as demais mensalidades corretamente. Além disso, estabeleça uma data de vencimento junto com o seu inadimplente.

3-Ofereça várias formas de pagamento

Uma das formas de você diminuir a inadimplência é facilitar a forma de recebimento da mensalidade por meio de boletos, PIX, transferência bancária, cartões de crédito e débito, pagamento online pelo portal do próprio aluno, à vista em dinheiro, dentre outros. A escola deve oferecer todos os tipos de pagamento para evitar certos tipos de transtornos, muitas escolas, ainda utilizam somente uma forma de pagamento, isso acaba restringindo muitas famílias, por esse motivo, muitas atrasam as mensalidades.

4- Utilize um sistema de gestão online para controlar as inadimplência

Além dessas ações, a escola também pode aderir a um sistema de gestão online para acompanhar com precisão todas as famílias que estão com mensalidades atrasadas. Muitas instituições fazem este tipo de acompanhamento por arquivos de Excel e Word, dessa forma, a cobrança pode acabar ficando lenta. 

Com um sistema de gestão, é possível ter acesso a todos os dados dos alunos, acompanhar o pagamento e identificar todos os inadimplentes para poder negociar as dívidas. 

5- Prepare uma equipe específica apenas para realizar as cobranças

Para facilitar a cobrança desses inadimplentes, sua escola deve possuir uma equipe pequena para identificar as mensalidades atrasadas. Com esses funcionários, será possível alinhar todas as ações que a instituição adotará, permitindo um melhor acompanhamento de cada caso.

Implementando essas dicas em sua instituição, você terá um controle maior sobre a inadimplência, seu financeiro conseguirá realizar as cobranças de forma prática e simples.

  • Share:

Deixe um comentário

Your email address will not be published.

Você pode usar essas tags e atributos HTML: <a href=""> <abbr> <acronym> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Mensagem enviada. Vamos te ligar em breve!