5 dicas para aumentar o número de matrículas
A grande questão é, o que fazer para captar mais alunos? Como aumentar o número de matrículas? E quais ferramentas podem ser úteis para alcançar esse resultado? Essas são algumas perguntas básicas que em determinado momento toda Instituição de Ensino se faz. Em tempos de grandes instabilidades financeiras, é importante que a escola busque formas que irão lhe garantir a captação de novos alunos, evitando ao máximo a perda destas possíveis matrículas/rematrículas. Para isso, separamos algumas dicas que podem facilitar para você na busca deste método para aumentar o número de matrículas, pegue o papel e caneta e nos acompanhe.
Dica 1 – Facilite o processo de matrícula
Com a correria do dia a dia, as pessoas buscam formas simples para realizarem suas tarefas visando otimizar o tempo. A dica número um vem coma finalidade de que se precisamos de novas matrículas, precisamos também que tenha um meio fácil, intuitivo e acessível para todos. Contribuindo de forma positiva para os objetivos tratados acima. Desse modo, a facilidade oferecida é extremamente viável, uma vez que com a agilidade do processo de matrícula/rematrícula, o aumento das realizações será muito maior. Sobretudo, é preciso que sua escola análise como seria este cenário anteriormente, para conseguir identificar o número exato de matrículas realizadas após este método ter sido adotado.
Dica 2 – Mantenha um bom relacionamento com os pais
A dica número dois aborda um tema discutido anteriormente, a integração dos pais e alunos para com a escola. Sabemos da importância de um bom relacionamento com os pais para a evolução e fidelização do aluno. Neste quesito os pais são os principais meios de conseguir novas matrículas, seja comentando com aquele vizinho em que o filho estuda em outra instituição, ou fazendo involuntariamente a famosa propaganda de boca em boca. Em contraste com essa situação a escola precisa buscar formas de aproximar os pais da vida acadêmica de seus filhos, os deixando à vontade para expor opiniões pertinentes e participar ativamente. Uma boa escolha é oferecer as ferramentas necessárias para essa aproximação dos pais. A transparência no ensino deixará os pais mais seguros para uma possível recomendação da sua Instituição.
Dica 3 – Invista em seu diferencial
É necessário que sua Instituição de ensino tenha um diferencial perante as concorrentes, pois isto faz com que os pais realizem as matriculas de seus filhos por verem a clareza do negócio. Para uma escola conquistar uma matrícula, algum diferencial possivelmente chamou a atenção desses pais, portanto descubra qual é esse diferencial da sua escola e invista fielmente nele, em breve começará a ver resultados positivos decorrente da divulgação do que de melhor a escola tem a oferecer. Busque antes de tudo, um feedback dos pais para identificar os pontos fortes da sua instituição e usá-los a seu favor. Seja cursos extracurriculares, tempo integral, localização, ensino de idiomas, aulas diferenciadas ou comunicação especial com os pais.
Dica 4 – Use as ferramentas de tecnologia ao seu favor
Outra dica simples e com baixíssimo custo atualmente é o investimento na tecnologia. Inegavelmente, com este avanço as escolas tendem a se adaptar ao que o mercado propõe, numa dessas está o uso da internet, que vem trazendo inúmeros benefícios para as instituições de ensino, podendo então destacar o aumento evidente no número de matrículas através da divulgação. Entre toda essa ramificação, temos as redes sociais, ferramentas de grande valor para entrar a favor da sua escola. Bem como, a internet vem ocupando grande parte do tempo das pessoas, e ainda que a propaganda boca a boca seja eficiente, para isto, as redes sociais como facebook, email marketing, website, youtube e instagram são ótimas formas de realizar a propaganda da sua escola. Sendo indispensável o bom atendimento mesmo que virtual.
Dica 5 – Proporcione informações para seus futuros clientes
Use sua criatividade para alavancar a captação de novos clientes e realizar novas matrículas, seja oferecendo uma palestra presencial na sua instituição de ensino para que os possíveis clientes disponíveis conheçam melhor as suas instalações. E não se esqueça, aquele velho ditado de “a primeira impressão é a que fica” nunca se fez tão real! Mantenha a escola limpa e se certifique de que você mesmo acompanhe educadamente os pais durante esse tour escolar, respondendo e esclarecendo as dúvidas de forma simples e clara. Posteriormente a ,esta visita é primordial que mantenha o relacionamento com os possíveis clientes, envie mensagens agradecendo pela visita/tarde e se coloque à disposição para quaisquer esclarecimentos. Além disso a importância da tecnologia, para o uso do email marketing e do website para que os pais possam acessar e buscar informações sobre sua instituição a qualquer hora.