A Importância do projeto político-pedagógico na transformação da realidade escolar
Como gestor da área da educação, você já deve saber que integrar um projeto político-pedagógico em instituições de ensino, conhecido como PPP, é um grande desafio, pois cada escola tem características únicas que precisam ser consideradas.
Independentemente do perfil da sua instituição e do modelo de ensino aplicado, é necessário compreender o quanto um PPP pode contribuir para melhorar o ambiente educacional. Assim, continue a leitura e saiba mais sobre este tema tão relevante para o ensino no Brasil.
O que é o Projeto Político-Pedagógico?
É uma ferramenta capaz de guiar sua instituição na melhoria da qualidade de ensino e no seu crescimento. Além disso, o PPP também é considerado a identidade da escola, uma vez que estabelece os princípios, objetivos, metas e estratégias para o desenvolvimento dos alunos matriculados.
O Projeto Político-Pedagógico também funciona como um mapa para a instituição de ensino, proporcionando condições para que a escola se organize melhor e alcance seus objetivos a curto e longo prazo. Além disso, é importante para avaliar a instituição de ensino, pois te permite identificar seus principais pontos fortes e fracos.
Qual a sua importância na educação?
Sabia que é praticamente impossível uma instituição de ensino desenvolver pessoas corretamente sem um sólido projeto político pedagógico? Então não se pode errar ao definir o PPP, já que é ele quem tem a responsabilidade de:
- Orientar professores as atividades educacionais
- Definir a identidade da escola
- Melhorar da qualidade do ensino prestado
- Servir como instrumento de avaliação e melhoria
Desafios da gestão escolar
Uma vez que cada instituição tem um método de gestão, definir o PPP é uma tarefa difícil, principalmente quando se trata de escolas com metodologias mais tradicionais. Por isso, é preciso considerar sempre se a metodologia não está muito rígida.
Normalmente, são muitos os envolvidos na elaboração da ferramenta, então todas as ideias precisam ser ouvidas, o que é considerado uma dificuldade em instituições mais conservadoras. Desta forma, é preciso quebrar a resistência e dar voz a todos.
Apesar dos desafios, é importante que todos na escola sejam verdadeiramente envolvidos com o PPP e que haja democratização dos conhecimentos e práticas nas escolas, com a devida capacitação profissional dos envolvidos. Apenas desta forma se obtém um ambiente favorável para o desenvolvimento dos alunos.
Como é a Integração do PPP?
O coordenador pedagógico e o gestor escolar precisam analisar o PPP para identificar o que é importante ensinar ao aluno e como esse conhecimento pode ser integrado de maneira prática. Com essa estratégia em mente, são estabelecidas diretrizes para garantir que alguns pilares da educação, como equidade, inclusão, igualdade, diversidade e autonomia, sejam incluídos no currículo estudantil.
Após construir o Projeto político Pedagógico você também precisa checar de que ele está funcionando conforme proposto na teoria. Para isso, você precisará fazer constantes avaliações e ajustes, até ter certeza que as práticas pedagógicas estejam alinhadas com os princípios, objetivos e metas estabelecidos no PPP.
Além disso, a implementação precisa ser feita aos poucos, por isso, crie um cronograma eficiente, capaz de prever as etapas do plano escolar. Mantenha um registro rígido que realmente acompanhe se as mudanças estão acontecendo conforme o ritmo previsto.
Outro aspecto que precisa ser considerado ao integrar um Projeto político Pedagógico, é a colaboração e envolvimento da comunidade no ambiente educacional. Confira mais sobre este aspecto de forma detalhada a seguir.
Importância da Comunidade
Para os gestores, acaba sendo quase impossível conseguir reunir todos os pais numa mesma data. Uma vez que a maioria deles trabalha e não dispõe de muito tempo para participar ativamente da vida acadêmica dos filhos, esta situação precisa ser estudada com cuidado. Além disso, também podem ocorrer ruídos na comunicação e confusões com as datas marcadas.
Apesar das dificuldades, sabia que existem estratégias para envolver pais, professores e alunos? Para conseguir maior engajamento desta comunidade, você pode começar com medidas simples, como, por exemplo:
- Promover encontros regulares, pelo menos uma vez ao mês e aproveitar para pedir feedbacks aos pais presentes;
- Se comunicar adequadamente e com transparência, para incentivar o relacionamento da comunidade com a instituição;
- Promover eventos e atividades criativas, que incentivem a presença de todos;
- Usar software especializado para manter os pais cientes sobre todas as atividades quase em tempo real.
Como é possível notar, é fundamental que a comunidade escolar esteja realmente engajada com o projeto político-pedagógico, pois ela quem oferece o apoio que seus alunos tanto necessitam. Sem contar que o melhor envolvimento com a escola ajuda na identificação de bullying e dá abertura a novos diálogos.
Além disso, se os responsáveis ficam cientes de todas as atividades que seus filhos realizam em sala de aula, a sua participação também auxilia na inclusão de crianças com deficiência e com necessidades especiais.
Como ferramentas de gestão apoiam o PPP?
Nunca tivemos tanto acesso à tecnologia, então por que não utilizá-la para otimizar rotinas e tornar tudo ainda melhor? A área de educação não precisa ser diferente: existem softwares que auxiliam os gestores escolares na implantação do PPP, garantindo o bom funcionamento do plano por meio de cronogramas, lembretes e planejamento.
Um sistema de gestão é importante para o Projeto Político Pedagógico, pois ajuda a identificar as maiores dificuldades das turmas. Lembre-se de que ter conhecimento é a única forma de resolver problemas. Atualmente, podemos garantir que um bom software é quase indispensável nas escolas.
A tecnologia consegue facilitar a comunicação entre pais, professores e alunos, dar detalhes sobre o desenvolvimento de cada turma, dar acesso a métodos de ensino mais inovadores e identificar pontos de melhorias que você nunca observou.
Fica muito mais fácil acompanhar o Projeto Político Pedagógico com um software de gestão escolar, pois com as tarefas do dia a dia é muito provável que alguns detalhes acabem passando despercebidos, e a ideia do software é controlar até os detalhes.
Você conhece o SGCloud? Ele é o software que sua instituição de ensino precisa para criar, acompanhar e melhorar o Projeto Político-Pedagógico. Entre em contato conosco e se surpreenda com como um software pode tornar seu sistema de gestão mais simples.