Sabemos que diminuir inadimplência na escola é um dos maiores desafios que uma instituição de ensino particular pode enfrentar. Sua empresa passa por essa situação? Então confira este artigo e descubra como reduzir o índice de inadimplência com 5 ideias simples, mas muito eficientes.

Quer diminuir inadimplência na escola? Entenda seus motivos

Para combater um problema da forma correta, é preciso entender porque ele ocorre com tanta frequência. Desta forma, os motivos que levam a atrasos ou não pagamentos das mensalidades são normalmente os seguintes:

  • Imprevistos financeiros, algo que pode acontecer mesmo com os mais adimplentes e organizados indivíduos;
  • Reajustes nas mensalidades, que nem sempre são considerados com a devida seriedade pelos contratantes;
  • Redução na renda, situação que ocorre principalmente com empreendedores, autônomos, ou pessoas que possuem renda variável;
  • Desemprego, que leva ao descontrole e instabilidade financeira, principalmente quando o responsável leva mais tempo do que o esperado para encontrar um novo trabalho;
  • Doenças graves, que podem consumir boa parte do orçamento devido à quantidade de exames, medicamentos e tratamentos;
  • Má gestão financeira, que ocorre com pessoas que não possuem educação financeira adequada e acreditam que conseguem arcar com as mensalidades sem considerar as demais despesas domésticas;
  • Desinteresse nos pagamentos regulares e nas negociações. Esse ocorre quando indivíduos não consideram a importância de ficar em dia com as mensalidades.

Como é possível perceber, uma pessoa pode se tornar inadimplente por motivos bastante variados. Por isso, para diminuir a inadimplência na escola, é preciso criar estratégias que sejam compatíveis com cada motivo específico.

O que pode ou não pode ser feito para resolver?

Os atrasos no pagamento e a falta de quitação das mensalidades exigem uma resposta por parte da sua instituição.

O que sua escola não pode fazer:

Você jamais deve aplicar sanções aos estudantes, como impedir a participação em aulas ou em provas.  Lembre-se que a Lei n.º 9.870/99 deixa claro que é direito do estudante se manter na instituição durante todo período letivo.

Além disso, a dívida do aluno não pode ser divulgada a terceiros, e seu histórico não pode ser retido de forma alguma. Portanto, caso ele deseje a transferência, é preciso permitir. Também não se esqueça de que o acesso ao boletim é garantido independentemente do pagamento.

O que a escola pode fazer:

É direito da sua instituição fazer contato para lembrar da dívida e oferecer negociações para quitação do débito, podendo também acionar os inadimplentes judicialmente. E sempre é possível utilizar melhores métodos de gestão para identificar atrasos.

Se for viável, sua instituição pode até mesmo oferecer cursos e palestras sobre educação financeira para ajudar as famílias a tomarem melhores decisões sobre como gastam seus recursos. E claro, sua escola também tem o direito de cobrar encargos sobre as mensalidades atrasadas.

Como diminuir inadimplência na escola?

Felizmente, com alguns esforços extras, sua instituição pode diminuir inadimplência na escola. Confira 5 ideias para adotar hoje.

1 – Atenção na elaboração do contrato

Mesmo sendo um ambiente educacional, sua instituição precisa das mensalidades para manter-se, por isso seu contrato precisa estipular as regras em caso de inadimplência. Isso evita problemas judiciais em caso de recusa de renovações e respalda a escola.

 Quanto mais elaborado e completo for seu contrato, menos dor de cabeça a instituição terá. Além disso, é importante acionar sua equipe jurídica sempre que tiver dúvidas sobre clientes inadimplentes. Desta forma, não deixe de contratar profissionais especializados em elaboração de documentos educacionais.

2 – Enviar lembretes aos responsáveis

Aposte na comunicação para diminuir a inadimplência na escola. É fácil se confundir com tantas contas para pagar. Por isso, vale muito a pena criar algum sistema de lembrete, seja por meio de envio de SMS, e-mail ou WhatsApp. Muitos clientes até preferem receber lembretes para evitar cobrança de juros ou multa.

Mas tome cuidado para não exagerar e passar uma má impressão. Não é de bom-tom ficar cobrando dívidas que ainda não venceram, por isso os lembretes devem ser enviados nas datas próximas ao vencimento. Lembre-se de que é um serviço de utilidade, não uma cobrança por atraso e falar sobre pagamentos com muita antecedência não ajudará ninguém a se organizar.

3 – Métodos simplificados de pagamento

Oferecer vários métodos de pagamento facilita a vida de todos. Isso é válido também quando falamos de negociações de débitos anteriores, pois alguém que precisa quitar suas dívidas jamais deve encontrar empecilhos para negociar. Por isso, ofereça condições justas de parcelamento e evite burocracias.

Se possível, crie um canal de contato específico para negociações de valores em atraso. Além disso, entenda que estipular juros altos vai criar uma bola de neve impossível de ser quitada. Considere a possibilidade de oferecer algum tipo de anistia ou facilidade nos pagamentos, pois receber menos é melhor do que não receber nada.

4 – Ofereça benefícios aos adimplentes

Assim como quem paga com atraso deve ser penalizado, que tal oferecer benefícios para aqueles que pagarem suas mensalidades em dia? Reveja seus valores e veja se é possível apresentar algum tipo de desconto ou abatimento para eles. Isso pode ser aplicado nas mensalidades ou nas taxas de matrícula. Será um belo incentivo para promover a pontualidade nos pagamentos.

5 – Identifique potenciais inadimplentes

Inadimplência é algo que pode ocorrer facilmente, mas existem pessoas que se destacam pelas dívidas. Desta forma, faça a análise de crédito dos responsáveis no momento da matrícula. Caso existam restrições no SPC ou Serasa, a escola pode negociar por meio de pagamentos mais seguros, como cartão de crédito ou pagamento à vista.

Em relação aos estudantes já matriculados, sua escola precisa ter um maior controle financeiro e saber exatamente quem são os clientes que pagam os valores com atraso. É óbvio que o aluno não pode sofrer sanções durante o período letivo, mas no momento da renovação da matrícula, é possível não aceitar fazer um novo contrato, principalmente se a dívida ultrapassa 90 dias.

Então, acompanhe com cuidado os pagamentos e busque saber quem são os clientes de maior risco. Além disso, entenda que conhecer seu percentual médio de inadimplência vai te ajudar a gerir seu capital com maior facilidade.

Se você encontrar dificuldades nessa tarefa, lembre-se de que para diminuir inadimplência na escola existe o Sgcloud, o melhor software de gestão para sua instituição! Ele vai facilitar o acompanhamento dos pagamentos, ajudar na identificação de padrões de inadimplência e auxiliar na tomada de decisões mais eficazes para reduzir a inadimplência.

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